Dnocs proíbe irrigação no Açude de Boqueirão para evitar colapso; Aesa prevê chuvas.

Para evitar que os açudes da Paraíba entrem em colapso, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) determinou nesta quarta-feira (16), a suspensão de 41 áreas irrigadas no estado.

Entre eles está o Açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), no município de Cajazeiras, que está com apenas 17,5% da sua capacidade total. Este manancial comporta 255 milhões de metros cúbicos.

O Dnocs informou que a medida visa preservar o nível de água dos açudes e barragens do estado, pois a seca prolongada já provocou o colapso de dez açudes na Paraíba e outros 34 estão em situação de risco, com menos de 20% do nível de água.

O município de Monte Horebe e mais 12 cidades paraibanas já decretaram racionamento de água, de acordo com informações da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Chuvas
A AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) prevê para esta quarta-feira (16), tempo nublado e com possibilidade de chuvas em todo o Estado. A nebulosidade pode alcançar até mesmo, as regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão, castigadas nos últimos meses com os efeitos da estiagem.

No Litoral, a temperatura deve variar entre 25º e 29º, apresentando nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas e isoladas. Já no Brejo, o termômetro pode alcançar a marca de 28º, oscilando entre a temperatura mínima, 20º. O tempo deverá ficar parcialmente nublado.

A temperatura máxima no Agreste será de 29º e a mínima de 21º, o céu permanecerá com nebulosidade variável. No Cariri/Curimataú, a mínima será de 21º e a máxima de 34º, apresentando o céu parcialmente nublado e chuvas isoladas.

Os moradores do Sertão paraibano podem observar para esta quarta-feira (16), o céu parcialmente nublado e provável ocorrência de chuvas isoladas. A temperatura mínima será de 22º e a máxima pode alcançar 35º. A AESA prevê ainda, que podem ocorrer chuvas isoladas no Alto Sertão, que manterá o céu parcialmente nublado.

Em Cajazeiras
Este ano apenas uma chuva de 18 milímetros foi registrada no município de Cajazeiras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Deixar uma resposta