Região de CZ: Cagepa alerta para falta de água em municípios; Caso de Triunfo é o pior

O gerente da Cagepa Regional do Alto Piranhas, com sede em Cajazeiras, Cleudismar Alexandre, conhecido popularmente como Neném da Cagepa falou nesta segunda-feira (12) sobre a preocupante situação de alguns municípios da região, com relação a seca e falta d’água.

De acordo com o gerente, a situação mais preocupante de sua regional é a cidade de Triunfo, onde o açude Gamelas está seco e a Cagepa está inviabilizada de distribuir água. “Desde junho adotamos o sistema de racionamento em Triunfo, mas, não conseguimos fazer com que o açude não secasse”, disse ele. Neném disse também que está sendo elaborado um projeto para ser levado até a Cagepa Central e tentar fazer alguma coisa pelo abastecimento em Triunfo.

Ainda com relação a cidade de Triunfo, o diretor regional afirmou que já está aprovada a construção de uma nova estação de tratamento de água para aquela localidade. Segundo ele, a ordem de serviço está orçada em 242 mil reais.

São João do Rio do Peixe
O diretor regional da Cagepa disse que a situação do município de São João do Rio do Peixe também é bastante preocupante, pois, o açude de Gamelas que secou, também abastecia uma parte da cidade.

Cajazeiras
Com relação ao município de Cajazeiras, Neném da Cagepa disse que a situação ainda está relativamente boa, se comparado aos outros municípios. Entretanto, ele reforçou que é necessário ter bastante cuidado com a questão da abertura de comportas do açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão), principalmente no que se refere à irrigação.

O gerente regional afirmou ainda que, está sendo feito um grande projeto no intuito de adaptar a situação do abastecimento de água em Cajazeiras daqui a 20 anos, tendo em vista o crescimento acelerado da cidade.

De acordo com ele, existem ainda muitas residências sem instalação do hidrômetro, que é o aparelho que mede o consumo de água, entretanto, está havendo uma fiscalização e sendo instalados em todas as casas.

Bom Jesus
De acordo com o gerente regional, Neném da Cagepa, a qualidade da água distribuída no município de Bom Jesus não é boa. Entretanto, ele revelou que 90% da obra da nova estação de tratamento de água na cidade está concluída, faltando apenas alguns retoques.

Vale do Piancó
Na região do Vale do Piancó, o município de Conceição é que mais preocupa o gerente regional. Segundo ele, o açude Serra Vermelha que abastece a cidade, está com o volume de água reduzido. Entretanto, Neném da Cagepa afirmou que também está sendo elaborado um projeto para aquela localidade no intuito de melhorar o abastecimento. “O principal problema é a qualidade da água em Conceição que não é boa, mas a cidade está sendo contemplada com uma nova estação de tratamento”, disse.

De acordo com Neném da Cagepa, os municípios de Santana de Mangueira e Ibiara, ambos no Vale do Piancó, receberam também duas novas estações de tratamento de água. Ele acrescentou que, a maioria das cidades do Vale são abastecidas por poços artesianos.

 

DIÁRIO DO SERTÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *