CIDADE FM 104,9

Ricardo Coutinho vai à Brasília discutir problemas da seca na Paraíba com ministra do Planejamento Miriam Belchior

O governador Ricardo Coutinho será recebido em audiência nesta quarta-feira (9), às 15h30, em Brasília, pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Na pauta da audiência estarão as ações de combate aos efeitos da estiagem adotadas na Paraíba e a discussão sobre a adoção de um conjunto de ações na área de infraestrutura que resolvam de forma definitiva os problemas ocasionados pela seca.

Durante reunião realizada no mês passado com a presidente Dilma Rousseff, em Aracaju, Ricardo Coutinho observou que esse momento de estiagem era propício para se investir em infraestrutura, já que por mais assistência que se dê agora não irá preparar as populações para futuras estiagens.

“Propus um conjunto de investimentos no Semiárido como abastecimento d’água, adutoras e saneamento básico. Inicialmente Dilma não deu uma resposta, mas disse que iria dialogar com sua equipe de governo. Fiquei muito satisfeito porque a presidente está levando a proposta em consideração e está tentando construir um PAC do Semiárido focado em ações estruturantes que a médio prazo resolvam de uma forma mais efetiva os efeitos da estiagem”, destacou o governador.

Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba possui vários projetos prontos na área de saneamento ambiental, adutoras e estradas que serão encaminhados para o Ministério do Planejamento no intuito de virem a reforçar os investimentos que existem hoje na Paraíba. O secretário nacional do PAC, Maurício Muniz, e a equipe técnica do Ministério do Planejamento também participam do encontro.

Situação de emergência – Ricardo demonstrou preocupação com os efeitos da seca na Paraíba e anunciou que assinará decreto de situação de emergência nos municípios afetados pelos efeitos da estiagem. Ele ressaltou que mais 2,6 milhões de pessoas estão sendo atingidos pela seca na Paraíba e que o momento requer um esforço conjunto do governo federal, estadual e dos prefeitos.

Secom PB