PB registra um acidente de trabalho a cada 3h e uma morte a cada 18 dias, diz estudo

A cada três horas, um acidente de trabalho é registrado na Paraíba, segundo estudo do Observatório Digital de Saúde e Segurança, do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho. Os dados revelam, ainda, que uma morte é registrada no estado a cada 18 dias, decorrente de algum tipo de acidente de trabalho. Foram computadas pelo observatório 110 mortes de 2012 até essa quinta-feira (27), sendo 98 notificadas no período 2012-2016. Comente no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Levantamento divulgado nessa quinta, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mostra que, entre 1º de janeiro de 2016 e 25 de julho de 2017, foram instaurados 71 procedimentos relacionados a acidentes de trabalho pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

Segundo a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, sobre Meio Ambiente de Trabalho em geral (que inclui a prevenção à segurança do trabalhador) foram instaurados 993 procedimentos entre 2016 e 2017. A procuradora destacou que o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho registrou 15,7 mil acidentes na Paraíba de 2012 até essa quinta.

No entanto, ela observou que o número de ocorrências pode ser bem maior, pois muitas empresas sonegam informações e não fazem a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para o Ministério do Trabalho. O Observatório pode ser acessado através deste link

Gastos com benefícios por acidentes de trabalho

R$ 22 bilhões são os gastos estimados de 2012 até essa quinta com benefícios por acidentes de trabalho na Paraíba (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente-sequelas).