CIDADE FM 104,9

Sete trechos de praias no Litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de semana

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou relatório sobre a balneabilidade em mais de 60 trechos de praias do litoral paraibano. De acordo com as análises, foram considerados impróprios sete trechos localizados nos municípios de Cabedelo, João Pessoa e Pitimbu.

Quem quiser ir à praia no município de Cabedelo, deverá evitar a praia do Jacaré, no trecho da margem direita do estuário do rio Paraíba. Já em Pitimbu, a recomendação é que os banhistas evitem a praia do Maceió, no trecho da desembocadura do riacho Engenho Velho.

Em João Pessoa, dos 19 trechos de praia monitorados, cinco foram classificados como impróprios pela Sudema:

Trecho da praia do Bessa em frente a desembocadoura do Maceió do Bessa;
Trecho da praia de Manaíra em frente ao n° 315 da Av. João Maurício;
Trecho da praia do Cabo Branco em frente a rotatória do Cabo Branco;
Trecho da praia no Farol do Cabo Branco em frente a galeria de águas pluviais;
Trecho da praia do Arraial em frente a desembocadura do rio Cuiá;

O relatório é válido até o dia 19 de agosto. As amostras foram coletadas entre 08/08 e 11/08. Segundo a superintendência, a balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, que são atividades de contato direto e prolongado com a água (banho, natação, mergulho, pesca, etc), onde existe a possibilidade de ingestão.  Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos, que devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se determinado local é favoráveis ou não.