CIDADE FM 104,9

TRISTEZA: Adolescente de apenas 16 anos é encontrado morto dentro de residência na cidade de Cajazeiras

Foi encontrado morto dentro da sua residência em Cajazeiras, Sertão da Paraíba, o jovem Cicero Jeferson Rolim de Sousa (Cicinho), 16 anos de idade.

Segundo a Polícia Civil, o corpo do adolescente foi encontrado em situação de suicídio na Rua João Bezerra, Bairro Capoeiras, Zona Sul.

De acordo com o delegado do caso, Francisco Filho (Dr.Filho), o jovem já havia tentado contra a própria vida por cinco vezes.

A Polícia Militar foi acionada, a perícia já esteve no local e o corpo do adolescente será encaminhado ao IML de Patos.

Prevenção do suicídio
Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente. Não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo

O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas. Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.

Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança.
As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos

Expressão de ideias ou de intenções suicidas.
Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados:
“Vou desaparecer.”
“Vou deixar vocês em paz.”
“Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”
“É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”

Isolamento
As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.