Enquanto a Câmara Municipal de Florianópolis-SC rejeitou propositura que outorgava o título de Cidadão Honorário ao cantor e compositor Gilberto Gil, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu demonstração em sentido radicalmente contrário na manhã de hoje ao aprovar concessão da mais alta comenda do parlamento paraibano ao ex-ministro da Cultura. Ele receberá, em data ainda a ser a agendada, a Medalha Epitácio Pessoa, outorgada pelos ‘pelos relevantes serviços prestados ao Brasil’. A aprovação foi por unanimidade e a propositura de autoria do deputado Chico Mendes.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba faz justiça na manhã desta quarta-feira, quando aprova, por unanimidade, o Projeto de Resolução que apresentamos, com os votos de 26 deputados para concessão ao homenageado, Gilberto Gil, por tudo que ele fez e fará em prol do engrandecimento da cultura brasileira, nordestina e paraibana. Ele, verdadeiramente, honra as tradições paraibanas, daí a simbologia dessa comenda”.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, registrou que Gilberto Gil merece este reconhecimento do legislativo paraibano.
Ao saber da decisão do plenário da ALPB, o diretor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, adiantou que vai sugerir ao deputado e à presidência da casa para conciliar a data da entrega da comenda durante o Fest Aruanda 2023, em dezembro, oportunidade em que o mais antigo festival paraibano também pretende homenagear o compositor baiano com um Troféu Aruanda por sua trajetória que se mesclou em vários momentos com a TV e o cinema brasileiro, seja como personagem de filmes documentários, seja como autor de trilhas-sonoras para obras cinematográficas, novelas e minisséries.