CIDADE FM 104,9

Com empresários de Cajazeiras, Heron Cid visita Transposição no Sertão e defende aproveitamento das águas para gerar emprego e renda

No Sertão paraibano, as águas do Rio São Francisco chegaram desde o final do ano passado e contemplam municípios da região. Nesta terça-feira (9), ao lado do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, Alexandre Costa e dos empresários Essuélio Morais e Raimundo Júnior, o candidato a deputado federal, Heron Cid (PSB), visitou as barragens Boa Vista, em São José de Piranhas e Caiçara, em Cajazeiras, e ouviu demandas e sugestões de aproveitamento das águas para geração de emprego, renda e oportunidades. Ele defende investimentos e linhas de créditos para a que a população gere renda a partir da utilização da água.

– PUBLICIDADE –

Após mais de 13 anos de andamento das obras, as cidades passaram a ter segurança hídrica com a chegada das águas. Para Heron, o acesso às águas representa um novo caminho de oportunidades e possibilidades, com potencial para a produção agrícola, através da agricultura familiar e outras vertentes que transformem a região em um grande polo produtor de alimentos. Ele defende que as ações sejam tomadas o quanto antes.

“Que as décadas que levamos esperando pelas águas não sejam outras décadas esperando projetos e planos. Não temos o direito de perder essa grande oportunidade e precisamos fazer valer cada centavo investido e transformar isso em muito mais recursos, distribuídos para a economia e sustento das pessoas da região”, argumenta.

O jornalista acredita que a melhor forma de iniciar um movimento pelo investimento na região é ouvindo as pessoas, suas sugestões e demandas para o local. Mais do que fonte de atividades básicas, empresários, autônomos e segmentos veem no novo momento a oportunidade para alavancar a produção de riquezas no Sertão, fortalecendo o desenvolvimento econômico, humano e social de toda a região.

Empresário e presidente da Confederação e Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, Alexandre Costa ressalta que o Sertão tem sido notado por diversos segmentos e é necessário um investimento por parte do poder público, criando linhas de crédito e subsídios para que os municípios integrem um eixo de desenvolvimento e geração de emprego.

O ex-vereador e também empresário em Cajazeiras, Raimundo Júnior, vê na transposição a riqueza do Sertão, mas reconhece a necessidade de investimentos e políticas públicas para fomentar o local. Ele lembra que é no Congresso Nacional onde são tomadas as decisões que podem beneficiar os sertanejos e as cidades, fortalecendo a região. “Estamos precisando de uma voz jovem na Câmara”, avalia.

O fomento ao desenvolvimento do Sertão passa pela escolha de representantes da região na Câmara. O cajazeirense Essuélio Morais também defende que é preciso ter propostas novas e que contemplem a realidade sertaneja para transformar o local. “Precisamos de pessoas que se proponham a trabalhar e dar sua parcela de contribuição e sei que Heron é uma dessas pessoas, disposto a fazer o novo e trabalhar pelo fortalecimento do Sertão”, pontuou.