A procuradora regional dos Direitos Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, Janaina Andrade, reuniu-se no último dia 05 com o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida e ofereceu apoio do MPF à campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil, de iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é esclarecer a população sobre a prática, bastante comum especialmente nos diversos festejos juninos que ocorrem na Paraíba. A ação também faz alusão ao 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
Ainda neste mês de junho, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) promoverá, com o Setor de Segurança do MPF, palestras educativas sobre trabalho infantil em suas variadas formas, que inclui também o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Em razão de dados fornecidos pelo procurador do Trabalho Marcos Almeida sobre fiscalização recente em que 14 crianças foram encontradas em situação de vulnerabilidade em decorrência do trabalho infantil, a primeira palestra será realizada em escola no distrito de Galante, em Campina Grande, proferida pelos servidores do MPF Daniel Matos e Renato Leal Brasileiro. Está sendo articulada ainda uma palestra no município de Lagoa Seca, que assim como Campina Grande, são locais em que são promovidas várias festas juninas. O MPF confirmou ainda que participará de audiência pública sobre a temática no próximo dia 12, na Câmara Municipal de Campina Grande.