Com a polarização para as eleições deste ano na presidência da república, vários artistas começaram a se posicionar publicamente, revelando os seus apoios para candidatos a presidente, principalmente para o ex-presidente Lula (PT) ou o presidente Bolsonaro (PL).
Não achando pouco o apoio, algumas celebridades decidiram colocar o nome para jogo e se candidatar a algum cargo político no pleito deste ano. Com a candidatura, é possível que eles consigam puxar ainda mais votos para o seu presidenciável.
Os jovens brasileiros de 16 a 17 anos, que têm direito ao voto facultativo, tornaram-se alvo de uma nova disputa entre direita e esquerda nas redes sociais. Com a aproximação do fim do prazo para a emissão de novos títulos eleitorais, influenciadores e políticos bolsonaristas criaram a campanha “Sou Jovem, Sou Bolsonaro”.
Foi uma reação a ações pelo alistamento eleitoral e o voto contra o presidente de personalidades e artistas identificados com a esquerda, como Anitta, Pabllo Vittar e Felipe Neto.
Os dois lados disputam os cerca de 10 milhões de brasileiros de 16 e 17 anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2022 é um dos anos de menor emissão de títulos das histórias. A Corte tem feito campanha para a conquista do voto adolescente.
Confira abaixo algumas celebridades vão se arriscar a entrar na política nas eleições de 2022:
Jacira Santana – pernambucana mãe do Gil do Vigor – vai sair como candidata a deputada federal pelo PT;
Silmara Miranda – ex-loira do grupo de axé É o Tchan – deve se candidatar a deputada federal pelo Republicanos;
Maurício Souza – polêmico jogador de vôlei – quer sair como candidato a deputado federal pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro;
Maria Paula Fidalgo – atriz e comediante Maria Paula – quer disputar vaga como deputada federal pelo União Brasil;
Marcos Uchôa – jornalista esportivo – deve sair como deputado federal pelo PSB;
Belo – cantor – deve sair como candidato a deputado federal pelo PL;
Rinaldo Farias (Patati) – empresário e criador dos palhaços Patati e Patatá – deve sair como deputado Federal pelo Podemos;
Pamella Holanda – ex-esposa de DJ Ivis – deve se candidatar à deputada federal pelo PL;
Joel Santana – ex-técnico de futebol – deve sair como deputado federal pelo PSDB;
Rodrigo Minotauro – ex-lutador – deve sair como deputado federal pelo PSDB.