Mesmo com crise, Cajazeiras é considerada uma das oito cidades da Paraíba com Vida Próspera

Embora o país esteja passando por uma crise que reflete nos municípios, Cajazeiras é considerada uma das oito cidades da Paraíba em alta prosperidade. Os dados são do Atlas da Vulnerabilidade Social nos municípios, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
 
A pesquisa considerou com “vida próspera” oito municípios da Paraíba que possuem bom acesso à educação, saúde, infraestrutura urbana, emprego e renda. Nas outras 215 cidades, a vida segue com mais dificuldades.
 
Para a coordenadora de estudos em desenvolvimento do Ipea,    Bárbara Marguti, o nível de desenvolvimento humano e o nível de vulnerabilidade social consegue traçar o caminho da prosperidade. “Quanto maior for o desenvolvimento humano e menor a vulnerabilidade, o município está no topo da prosperidade”, disse.
 
O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) leva em consideração sete indicadores em temas como a expectativa de vida, a educação, a renda média e per capita da população. Já o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social) é mais abrangente, com 16 indicadores que medem a infraestrutura urbana, o capital humano, renda e trabalho.
 
A prosperidade do município é calculada a partir dos índices de IVS e de IDHM. A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque ficou feliz com a pesquisa e disse que tem valido a pena manter os esforços para equilibrar o município e trazer sempre mais prosperidade a população. “Tudo o que fazemos é pelo bem da comunidade como um todo”, revelou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *