Na PB, ministro garante que transposição do São Francisco vai terminar

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que mesmo com a crise econômica, não faltarão recursos para as obras da transposição de águas do Rio São Francisco. A obra, que em alguns trechos já chega a mais de 90% de execução, vai beneficiar os Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O ministro esteve no Sertão da Paraíba, nessa sexta (26).
O ministro da Integração disse que os recursos estão assegurados para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco. “Essa é uma decisão da presidente Dilma. Estamos trabalhando para que, no final de 2016 ou até, no máximo, no início de 2017, temos a obra entregue”, disse.

Occhi garantiu ainda que não tem faltado recursos para abastecimento através de carros pipa e para a transposição do Rio São Francisco. “Mesmo com a crise que atravessamos, estas duas ações – as emergenciais e a obra da transposição – não tem sido prejudicadas”.

As obras na região de Cajazeiras estão praticamente prontas, e fazem parte da Meta 3N, que é composta da construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão; e o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento.

O ministro esteve acompanhado do senador Raimundo Lira (PMDB), que é presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco.