Cássio recebeu participantes da III Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência

Participantes da III Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência estiveram nesta terça-feira (4) no gabinete do senador Cássio Cunha Lima. Eles estão reunidos em Brasília desde segunda e aqui permanecem até quinta-feira, 6. O objetivo é discutir políticas públicas voltadas para o segmento que representa, segundo o Censo do IBGE 2010, quase 24% da população brasileira.

Eles querem fazer valer a Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, da Organização das Nações Unidas. Em 2008, o Brasil ratificou a convenção adotada pela ONU, bem como seu Protocolo Facultativo. O documento obteve, assim, equivalência de emenda constitucional, valorizando a atuação conjunta entre sociedade civil e governo, em um esforço democrático e possível. O problema, segundo o segmento, é fazer com que os direitos saiam do papel e garantam condições de vida dignas aos portadores de deficiência.

Calçadas esburacadas, ausência de rampas de acesso e falta de banheiros públicos adaptados são exemplos frequentes das dificuldades que encontram os portadores de deficiência física e a prova cabal do pouco caso do poder público para com o segmento.

Cássio Cunha Lima ressaltou, no encontro, que a Paraíba já aderiu ao Plano Viver Sem Limites, o que viabiliza ações, através de parcerias com diversas secretarias e órgãos, em prol da pessoa com deficiência. Mas reconhece que “ainda há muito o que ser feito para garantir acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade”.

O senador disse que é sensível à causa e prometeu lutar junto com eles: “Amanhã (quarta-feira, 5) estarei na conferência. É obrigação de todo cidadão consciente pensar em como otimizar ações e estratégias, sejam públicas ou privadas, para tornar mais digna e menos difícil a vida de todos nós” – garantiu.

 

 

 

Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)