O Secretário de Saúde, Henry Witchael respondeu nesta quarta-feira (11), as declarações do seu colega secretário municipal, Gilberto Lira, onde afirmou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) não está funcionando porque o Governo do Estado não resolveu algumas pendências, são elas: Energia que não foi instalada e o termo de cessão de uso que não foi assinado com a prefeitura.
“Quero eximir o governador Ricardo Coutinho e o secretário de saúde Waldson de Souza, o que a gente está fazendo uma pactuação junto a uma instituição de ensino particular”. Esclareceu Henry
Segundo o auxiliar da prefeita Denise Albuquerque, o funcionamento da UPA ocorrerá logo após acordo com a instituição de ensino, que será nos “moldes” do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB).
Henry confirmou que a energia ainda não está instalada na UPA, mas a unidade dispõe de um gerador que pode funcionar.
“Tem um gerador desde a inauguração, e se fosse para funcionar agora teria total condições”. Revelou
Entenda o caso
O secretário de Comunicação da prefeitura de Cajazeiras, o jornalista Gilberto Lira informou que a UPA não está funcionando porque o governador e o secretário de Saúde, Waldson de Sousa não assinaram o termo de cessão repassando a responsabilidade para a prefeitura de Cajazeiras.
Gilberto revelou que a unidade de saúde em Cajazeiras foi inaugurada, mas não foi instalada ainda a energia.
“Não podemos falar sobre a UPA porque pertence ao Governo do Estado. Nossa responsabilidade com a unidade só se inicia após assinatura desse termo. A prefeitura não tem nenhuma responsabilidade com a UPA ainda” Destacou o jornalista
O secretário revelou também que a prefeita Denise Albuquerque (PSB) está mantendo contato com a administração da Faculdade Santa Maria, para que seja firmada uma parceria para funcionamento da UPA.
DIÁRIO DO SERTÃO