CIDADE FM 104,9

Diabético denuncia falta de insulina em CZ; ¨Problema é com fornecedor¨, diz gerente

O presidente do Grupo de Diabéticos de Cajazeiras (Gada) Ronaldo Rodrigues realizou uma denuncia nesta segunda-feira (02) contra o Governo do Estado referente à falta de insumo insulina Novorapi (insulina de ação rápida), que deve ser fornecida aos portadores de diabetes de todo o estado paraibano.

De acordo com Ronaldo, os diabéticos vêm sofrendo com o não cumprimento no repasse dos medicamentos. “Não aguentamos mais a falta de respeito por parte do Estado que deixa os pacientes a mercê da medicação e ao risco de complicações junto à saúde”, disse.

O presidente do Gada disse ainda ser usuário desta medicação e reclamou que desde a última segunda-feira (26), encontra-se em falta na Gerência Regional de Saúde de Cajazeiras. Ronaldo criticou o Governo do Estado e disse que vai entrar com uma ação junto à justiça para que o Estado venha se responsabilizar com as complicações ao qual o usuário venha a enfrentar.

“Somos uma população que necessita desta medicação para sobreviver. Não estamos pedindo nenhum favor ao Governador, é um direito nosso e ele como nosso empregado deve nos fornecer”, disse.

O outro lado
Procurada pela reportagem do Diário do Sertão, a gerente da Nona Regional de Saúde, Edjane Leite disse que realmente, o Estado enfrenta uma crise com a falta de insulina, porém, ela revelou que a culpa é do fornecedor e não do Governo do Estado.

Edjane disse que já disponibilizou o medicamento para o presidente do Gada, porém, afirmou que continua faltando insulina no Estado.

Medicamento
O presidente do Gada explicou que a Novorapi é um tipo de insulina especial e prescrito pelos médicos, usado por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais (NPH E REGULAR).

DIÁRIO DO SERTÃO